
SEM VOCÊ
As músicas marcam praticamente todos os momentos da vida: alegrias, tristezas, encontros, despedidas, etc. Esta começou primeiramente com a melodia feita pelo vocalista Lucio Xavier: uma melodia triste, que passa a ideia de saudade, de perda... Porém a ideia para a letra não lhe vinha em mente. Mandou a melodia para seus amigos e logo o Filipe Tavares mandou um audio tocando a primeira parte da musica e cantarolando as duas estrofes. Em seguida o então baixista Luis Onis e o amigo e parceiro da banda Deco Jr enviaram mais sugestões de versos, que foram incrementados pelas sugestões do Lucio. Enfim, musica pronta, ensaiada e tocada em bares pela banda. A gravação realizada no Studio Pub na noite do dia 24/11/2015 conta com a participação do nosso amigo Marquito Blues na gaita. Nas apresentações ao vivo, Lucio Xavier faz as vezes com a gaita na introdução da musica e em seu final.
FIM DE TARDE
Essa é a música que uniu os amigos da Hora Certa: letra e música de Lucio Xavier, foi executada publicamente em 2010, composta por ele em 2009, quando começou a namorar com sua esposa Marines.
Esta é uma canção que fala sobre os encontros, que nos passa uma mensagem poderosa de que o amor acontece quando menos esperamos, na ""hora certa"", levando embora o gelo e a dor de outrora e fazendo com que esqueçamos dos dias tristes já vividos. Essa música foi tocada pelos amigos Marcelo Moraes e Leandro Camoti, e cantada pelo Lucio durante a cerimonia de seu casamento, logo após a troca de alianças.
Quando a banda foi formada, pouco depois do casamento de Lucio, os então membros Marcelo e Camoti já tinham a melodia plenamente definidas em mente e, assim, com a entrada do Luis Onis tocando baixo, Andrew Soares no teclado e Mauricio Garcia na bateria, e posteriormente Filipe Tavares chegando, ela saiu naturalmente. O mais legal nesta música é que, entra músico e sai músico, e a melodia parece estar dentro de cada um dos integrantes da banda. Realmente é uma musica especial não só para o Lucio,
Foi também a primeira musica a ser executada em uma rádio convencional, no caso, a Radio Cultura FM, da cidade de Descoberto - MG, no programa Ciranda de Sucessos, apresentado por Giovani Trombini em novembro de 2015. Ela tambem está nos aplicativos de web como Spotfy, iTunes, Google Play, Amazon, SoundCloud, etc, alem de ser executada frequentemente em radios webs como as radios Sonica (de São Bernardo do Campo - SP) e Desc Radio (Descoberto - MG).
ETERNA BUSCA
Música composta também pelo Lucio Xavier em 2003. Nessa época, ainda jovem, passava por alguns problemas de saúde e, apesar de uma boa familia (pai, mãe e irmãos), sentia-se muito só (coisa de jovens,,, rs). E em um dos momentos veio a inspiração para essa canção. Pensamentos voando e tentando buscar algo, alguém, qualquer coisa (ou nada). Anos depois, em 2016, quando os integrantes estavam em busca de novas idéias de musicas, a melodia foi apresentada aos demais, aprovada e, para grata surpresa, venceu a etapa estadual do festival de música Talentos FENAE daquele ano. Tal vitoria fez com que a banda viajasse até o Rio de Janeiro para disputar a etapa regional Sudeste na casa noturna Lapa 40 Graus na noite do dia 29/10. Isso fez com que ficássemos com o segundo lugar na região Sudeste.
O sucesso dessa musica no festival fez com que a Hora Certa continuasse a aparecer nas radios pelo interior de MG e tambem no programa ""Tudo e Mais Um Pouco"", da Conexão TV, em São João Nepomuceno - MG.
Ela tambem está nos aplicativos de musica assim como a Fim de Tarde.
ENE
Nome estranho? Vamos lá: a letra da canção era um poema triste do amigo Deco Jr. Em um belo dia o Deco mandou o poema para o Lucio "'musicar"". A musica surgiu logo e se encaixou com a letra, fazendo poucos ajustes. Mas faltava um nome. A sugestão do amigo Deco foi colocar o nome da moça que o teria inspirado naquele poema, cuja inicial era a letra ""N"". Mas como o pessoal da banda achou que não pegava bem uma musica com um nome de mulher (até porque não era o nome de nenhuma das esposas ou namoradas dos então integrantes). Daí foi sugerido ficar ""ENE"".
Nesta musica teve a participação de Fabio Jacopucci na guitarra solo.
CADA UM
Certa noite o guitarrista Filipe Tavares, com a cabeça cheia devido a questões familiares, foi dormir e, ao acordar, escreveu um poema com o qual ele havia sonhado. Sonhou inclusive que fazia o poema. Imediatamente encaminhou ao Lucio para saber o que este acharia. Na mesma hora o vocalista achou uma letra forte, de muito conteudo, e perguntou se estava pronta a musica, se o Filipe ja tinha algo em mente em termos de melodia, etc, ao que o guitarrista respondeu que não. Entao, o Lucio começou a trabalhar na melodia. Surgiu um problema: faltava algo mais na letra, um refrão, talvez. Novamente ele pergunta ao Filipe: ""posso acrescentar alguns versos?"" e, diante da resposta afirmativa, acrescentou uma estrofe e o refrão.
Esta é uma musica especial, por si mesma, por dizer que cada um é o dono da propria história e destino. Mas ela é importante também porque marca o retorno da banda aos palcos, com a formação atual, depois de alguns meses sem apresentações (devido à saída de Luis Onis e a ja nao ter bateristas fixos desde a saida de Igor Lucas em dezembro de 2015), com a chegada de Rafael Macedo no baixo e Yago Guerra na bateria.
Com a atual formação, conseguimos o segundo lugar na edição deste ano do Talentos FENAE em sua fase estadual de São Paulo.
DEIXE AS CRIANÇAS CORREREM NO JARDIM
Letra e musica de Lucio Xavier, composta no final de 2006. Ela fala daqueles momentos em que cada um de nós devemos buscar a criança que um dia fomos, deixar com que ela nos avalie, mostrando o que perdemos ao "'crescer"".
E chega aquele momento em que caímos. E devemos então levantar e seguir em frente, enfrentando tudo o que nos fez cair (inclusive a nós mesmos). E não só isso: depois disso levar isso para a frente, para as outras pessoas.
HORA CERTA
Em um belo sábado de manhã, em um intervalo no ensaio, surge uma brincadeira entre o ex baixista Luis Onis, o ex guitarrista Marcelo Moraes e o vocalista Lucio Xavier: uma melodia com um ritmo inicialmente de bossa nova, mas que em dado momento vira um rock progressivo com alguns toques de soul funk. Era uma musica divertida de tocar. Então veio a ideia de dar a ela o nome da banda: Hora Certa. No dia seguinte, um domingo à tarde, em uma conversa de whatsapp, novamente os tres (Marcelo, Luis e Lucio) começam a pensar em uma letra, começando com a pergunta: "que horas são?", que é respondida pelo coro: "hora certa".
Depois que a banda começou a se apresentar, em um determinado show, ao inves da bossa nova, começaram a tocar como se fosse um blues. E a gravação em estudio ficou dessa forma, inclusive com a participação tambem de Marquito Blues na gaita.